Curta-metragem | Flores para Apreensão


Com o surgimento de uma geração jovem que vem ganhando projeção nos cenários nacional e internacional, o cinema brasileiro está passando por um processo de renovação. Tratam-se de filmes com propostas estéticas e com diferenças significativas entre si, que surgem em diferentes contextos e regiões geográficas do país. Uma boa parte desses realizadores são estudantes universitários, que estreiam com pequenas produções, como é o caso do curta-metragem Flores para Apreensão, produzido por alunos de Cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).


O curta aborda um tema pouco citado no cenário cinematográfico nacional: o trajeto de milhares de mulheres na visita a seus companheiros nos sistema carcerário brasileiro.

Estamos acostumados a assistir produções nacionais que tratam apenas do homem detento e da sua jornada até a prisão, mas o que acontece com a família, a mãe, a irmã, a esposa, que são inseridas no cárcere, acordam de madrugada, aguardam em filas gigantescas e passam por diversas humilhações dentro do presídio, como por exemplo, a revista íntima?


O curta-metragem apresenta a rotina dessas mulheres, partindo de Bruna, uma jovem de 18 anos que se envolve com Fernando, preso por tráfico de drogas. Como espectadores, acompanharemos juntamente da protagonista como é estar na pele de uma mulher desde sua primeira visita a uma penitenciária.

IMG_4221 (1).CR2.jpgO projeto surgiu como um trabalho de faculdade, passou por um pitching e foi escolhido juntamente à outros 9 projetos. A equipe é formada por 23 universitários, entre calouros e veteranos que, em sua maioria, são alunos do curso de Cinema. Baseado em depoimentos reais, o roteiro foi escrito por Larissa Gomes (essa que vos escreve). A direção é de Camila Ferreira, que contou com a ajuda de um elenco incrível, composto por atores iniciantes e especialmente talentosos.

Flores para Apreensão tem aproximadamente 15 minutos de duração e foi gravado na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. Ainda em processo de finalização, o curta estreia em outubro de 2017 no Festival de Cinema de Salto (IV Curta Salto). 

Você pode acompanhar o processo de produção pela página oficial do curta-metragem no Facebook.

Confira abaixo o teaser trailer:

Comentários