Game of Thrones 7x05 | Eastwatch


SPOILERS!

E cá estamos nós para mais uma review de episódio de Game of Thrones e, devo confessar a vocês que Eastwatch me decepcionou um bocado. Não me entendam mal, é evidente que a quantidade de acontecimentos, aparições, reencontros e afins foram empolgantes (em especial o desfecho), mas confesso que pela primeira vez a série me incomodou com o ritmo extremamente acelerado com que as tramas estão se conectando. Acredito que os produtores exageraram na dose nesse 7x05, tornando tudo conveniente demais para que a trama transcorra, e falarei sobre isso logo mais.

Jaime

Não sei vocês, mas eu achei inadmissível a solução que os roteiristas deram para o desfecho do Regicida na batalha contra Daenerys. Ok, Bronn o salvou, porém nada explica como os dois nadaram até o outro lado do rio sem qualquer impedimento do exército da Mãe dos Dragões. Lembrem-se que estamos falando de Jaime aqui, irmão de Tyrion, que o viu no campo de batalha, e assassino do Rei Aerys Targaryen, o pai de nossa Khaleesi. Como que eles saíram dali a pé, em direção a Porto Real, sem nem sequer notarem a ausência deles entre os capturados. Nem mesmo uma linha de diálogo é mencionada. Não sou de me apegar aos defeitos da série, no entanto, esses fatos foram vexatórios. Uma clara conveniência forçada de roteiro para que a trama transcorresse conforme a vontade dos roteiristas. Uma pena, de verdade.

Cersei

Por outro lado, foi interessante descobrir que Cersei está novamente grávida do irmão e mais, pretende assumi-lo perante a todos como seu amante e pai do príncipe ou princesa que está a caminho. E com isso, a Rainha acorrenta Jaime ao seu lado, mesmo tendo o alertado para seu ato de traição ao aceitar ouvir Tyrion sem o seu consentimento. Aliás, a proposta levada pelo Regicida foi outra coisa que me decepcionou nesse episódio. Armistício? Sério, gente? A essa altura do campeonato? Sei que muita coisa deve rolar nesses próximos 2 episódios, mas os adversários esperando que Cersei seja sensata é forçar demais a barra. Estejam os Caminhantes Brancos chegando ou não.


Arya

Em Winterfell, a tragédia anunciada está se concretizando: Mindinho está tramando para colocar as irmãs Stark uma contra a outra. Além disso, está envolvendo os Senhores do Norte em sua artimanha, possivelmente fazendo-os entrar em conflito com Sansa. Nos resta saber se Arya será esperta o bastante para perceber isso e virar o jogo contra ele, o que seria bem interessante, especialmente se ela utilizar de suas habilidades de troca de rosto. Confesso que essa jornada do Lorde Baelish já me cansou. Convenhamos, o personagem já está fazendo hora extra na série. Se algo muito surpreendente não sair de toda esse arco, vislumbraremos algo bem decepcionante, acredito.

Sam

Na Cidadela, vimos que a mensagem de Bran (que vislumbrou os Caminhantes Brancos se aproximando de Atalaialeste) já percorreu os 7 Reinos, e a cúpula do local está cautelosa em acreditar em tudo que leu no pergaminho, nada surpreendente até aqui. Surpreendente foi perceber que Gilly, ainda aprendendo a ler, descobriu da anulação do casamento de um certo Rhaegar. E se você é um espectador desatento não percebeu que trata-se de Rhaegar Targaryen, que anulou seu casamento para que pudesse selar votos com Lyanna Stark. Sim amigos, é oficial. Jon é meio Targaryen, meio Stark, disso já sabíamos, mas o melhor foi dito nesse episódio: ele não é um bastardo, ele é um filho legítimo do casal, perante as leis de matrimônio de Westeros. Ou seja, o rapaz oficialmente é herdeiro do trono, logo abaixo de Daenerys.


Daenerys

Após a batalha vista no episódio passado, a Mãe dos Dragões mostrou que realmente não está para brincadeira (apesar de magicamente ter esquecido de Jaime e Bronn), e queimou Lorde Tarly e seu filho vivos. E se você parar para pensar, caso Sam não fosse da Patrulha da Noite, ele seria automaticamente senhor Senhor de Monte Chifre. Mais rápido que isso foi o retorno de Daenerys para Pedra do Dragão, montada em Drogon. Sim, o dragão que foi alvejado de forma perigosa e que não demonstrou qualquer sinal de fraqueza perante o seu ferimento. Os roteiristas simplesmente não estavam afim nesse 7x05.

E como não falar da linda cena em que Drogon pousa à frente de Jon e permite que o Rei do Norte se aproxime e acaricie seu focinho. Ficou evidente ali que o dragão sentiu o sangue Targaryen em Jon, o que faz aumentar as teorias a respeito de Tyrion ser um bastardo Targaryen, uma vez que outros 2 dragões permitiram que o mesmo se aproximassem no passado, da mesma forma. Se pararmos pra pensar, a situação foi meio forçada? Foi. Mas foi bonito pra caramba, é fato. Ao mesmo tempo, foi visível a surpresa de Daenerys com a cena, algo que certamente fez aumentar sua admiração para o, até então, bastardo Snow.

Também foi muito bacana vermos o retorno de Sor Jorah aos braços de sua Khaleesi, o que já resultou em algumas trocas de olhares com o seu novo rival pelo coração a Rainha Targaryen. É claro que Daenerys chamando-o de amigo deixa claro que seu posto dentro da friendzone permanece inalterado.

Jon

O que um pergaminho não faz, não é verdade? Após receber a mensagem de Bran, Jon (que lidou com a descoberta de que seu irmão e Arya estão vivos de forma bem fria) voltou a ter diálogos marcantes com Daenerys, buscando novamente sua aliança. É interessante ver como aos poucos ele vai provando seu valor para com a Mãe dos Dragões, especialmente quando afirmou que iria pessoalmente na missão, algo que a Rainha Targaryen também nunca se privou de fazer. A missão visa capturar um Caminhante Branco para provar a todos que o perigo se aproxima, conseguindo assim o armísticio.

Se essa estratégia vai funcionar? Improvável. O certo é que o próximo episódio (ainda sem título) promete e muito, especialmente após o time formado em Atalaialeste. Um desfecho de episódio digno de uma pela campanha de RPG, reunindo um bom número de grandes guerreiros que a história nos apresentou até aqui. Duvido muito que todos voltem vivos, e se Gendry tiver voltado apenas para morrer, será o retorno mais broxante da história. Aguardemos. O inverno, de fato, chegou.

Comentários