5 Influências de Rick and Morty


Ricky and Morty é uma das animações de maior sucesso atualmente. Criada por Justin Roiland e Dan Harmon, a série nos conta sobre as aventuras intergaláticas e interdimensionais de um cientista genial, porém insano, e seu neto medroso, porém curioso. A série bebe de diversas fontes da cultura pop, nessa lista a tentativa é de desvendar não todas, mas as 5 grandes influências do show. Divirtam-se com a sua "Portal Gun", mas não se esqueçam de nos deixar um ingresso do "Blipz and Chitz" no final!


DOCTOR WHO


Um ser extremamente inteligente e excêntrico, que busca se aventurar pelo universo, que tem um nave que o leva para qualquer ponto do cosmos e quase sempre é visto com um parceiro(a) de viagens. Essa história soa conhecida para você? Pois é, Harmon e Roiland, criadores da animação mais insanamente genial do momento, admitem terem fortes influências de Doctor Who, o seriado do Senhor do Tempo mais amado de todas as galáxias.

Para quem é fã do seriado britânico, muita coisa é perceptível na animação. O modo como, “sem querer”, Rick e seu neto Morty entram em aventuras que não esperavam, a portal gun que poder levar Rick para qualquer lugar no multiverso lembra muito a TARDIS, o vasto conhecimento de Rick sobre o universo e... claro, a Federação dos Ricks, aparenta ser bastante inspirada nos Senhores do Tempo, desde suas vestimentas até o ímpeto em dar um jeito elemebto rebelde.

Há outras pequenas referências ao longo da animação. Se você não viu Doctor Who e gosta de Rick and Morty talvez devesse dar uma chance ao seriado britânico. Harmon e Roiland aprovam! 


O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS


A saga de livros de Douglas Adams também é muito citada nas entrevistas dos criadores de Rick and Morty. Os livros tem uma complexidade satírica única, que já foi diversas vezes tentada uma adaptação para a TV ou para o cinema. Ouso dizer que ninguém conseguir transpor essa ambientação em audiovisual tão bem quanto à animação do Adult Swin. Basicamente, os livros contam a história de Arthur Dent e seu amigo alienígena Ford Prefect, em uma longa e improvável aventura no espaço, após a terra ter sido destruída  por estar atrapalhando a construção de uma ponte espacial. Sátiras a sociedade em que vivemos, através de uma viagem intergaláctica, com conceitos fora do comum. Toda essa "vibe" das aventuras de Rick e seu neto veio daqui. 


SOUTH PARK


Essa animação dispensa apresentação ao público brasileiro, já com sua 21ª temporada no Comedy Central. Não há fã de cultura pop que não tenha ao menos bisbilhotado a respeito de South Park. Conhecida por seu humor negro, crítica social, violência e sarcasmo em seu maior nível de acidez. O desenho criado por Trey Parker e Matt Stone também já foi comentado por Roiland e Harmon. 

Além das diversas influências de tom já citadas, Trey e Matt dublam seus personagens, assim como Justin Roiland dubla Rick e Morty na série de TV. Os traços facilitados, mas extremamente ágeis e bonitos em cenas de ação, o exagero com o sangue e, é claro, as piadas extremamente pesadas são algumas das heranças de South Park


H.P. LOVECRAFT


H.P. Lovecraft é um escritor que é considerado um dos maiores expoentes do gênero literário de terror cósmico. No universo de Lovecraft temos seres espaciais muito além da compreensão humana e um constante niilismo que sempre nos leva ao “infelizes para sempre”.

Essa influência eu não vi ser citada em nenhuma entrevista dos criadores, porém, na última cena da abertura da série, sempre temos o Cthulhu voando em direção a tela, e esse ser intergaláctico é o principal e mais conhecido personagem da obra de H.P. Lovecraft. Basta vermos a grande maioria do design de criaturas da série para notarmos a semelhança com os conceitos do cultuado autor.


DE VOLTA PARA O FUTURO


Essa é provavelmente a influência que todos sabiam que estaria nessa lista, ou, ao menos, a mais óbvia. Sim, Rick and Morty é inspirado em De Volta Para o Futuro. Muito além disso, aliás. Rick and Morty nasceu de uma sátira do filme de Robert Zemeckis.

Rick era o Doutor Brown e Morty já foi Marty McFly. A relação entre os dois, as aventuras em parceria, a aparência dos personagens, tudo isso foi retirado da genial trilogia idealizada por Zemeckis e Bob Gale. Aqui eles não alteram o futuro e nem o passado, mas fazem uma grande lambança em cada multiverso que passam. Já vimos referência inclusive do famoso capacitor de fluxo na garagem de Rick. Além disso, Rick and Morty é sobre uma família disfuncional e sobre problemas de relacionamento. Nesse ponto, a animação de Justin e Dan também bebe bastante dos conflitos familiares que pairam toda a franquia De Volta Para o Futuro.

E, convenhamos, que bela influência!

Comentários