The Crown | 1ª Temporada


Criada pelo roteirista inglês Peter Morgan (A Rainha) e pelo cineasta britânico Stephen Daldry (O Leitor), The Crown é uma série produzida e distribuída pela Netflix. Este drama biográfico traz um dos temas que mais fascinam e intrigam, não só o povo bretão, como também o mundo inteiro: a Família Real Britânica, focando em seu principal membro, a Rainha Elizabeth II (Claire Foy).

Logo no primeiro episódio somos apresentados ao noivado de Elizabeth e o capitão da marinha inglesa Philip de Mouthbaben (Matt Smith), que abdicou de seus títulos de príncipe da Grécia e Dinamarca, e adotou um sobrenome inglês para se casar com a herdeira do trono britânico, em 1947. A partir daí vemos a personagem ganhando mais espaço como representante de seu pai, o Rei George VI (Jared Harris), que enfrenta um câncer e está muito debilitado. 

Com a morte do pai, Elizabeth é proclamada rainha e sua vida se transforma definitivamente. A família sai de sua residência em Clarence House, no centro de Londres e se muda para o Palácio de Buckingham. A jovem rainha passa então a lidar com inúmeras figuras masculinas de poder como Winston Churchill (John Litgow) e Anthony Eden (Jeremy Northam)., ao mesmo tempo em que encara uma crise familiar com o relacionamento de sua irmã, Princesa Margareth (Vanessa Kirby) e o Capitão Peter Townsend (Ben Milles).

Foto: Robert Viglasky / Netflix

Em várias momentos a produção aposta em mostrar detalhadamente os cenários para aproximar o espectador da década de 1950, além de trazer inúmeros flashbacks da infância de Elizabeth, representando como sua família ascendeu ao trono após a abdicação de seu tio, Edward VIII (Alex Jennings).

Além disso, como em todo bom drama de época britânico, o elenco entrega aqui, de forma impecável, uma das melhores atuações da década: complexas, bem aprofundadas e que dão a chance do público conhecer um mundo até então inacessível.

Desenvolvida em dez episódios, a primeira temporada traz os principais eventos que antecederam e sucederam a coroação da nova soberana, que na época tinha apenas 25 anos. A série mostra a transformação de uma jovem princesa inexperiente no ramo da política em uma das mais importantes chefes de estado do planeta, conciliando sua vida de esposa, mãe, filha, irmã e herdeira do império mais longevo da história.

Considerada a produção mais cara da Netflix – custando em média 100 milhões de dólares por episódio –, The Crown entrega o que promete, deixando ótimas expectativas para as temporadas seguintes. Vale citar que essa primeira temporada contou com o compositor Hans Zimmer (Interestelar), responsável pela música tema da produção, que também foi vencedora de dois Golden Globes em 2017, nas categorias de “Melhor Série Drama” e “Melhor Atriz em Série Drama” pela brilhante interpretação de Claire Foy.

Foto: Robert Viglasky / Netflix

Comentários