CRÍTICA | Cha Cha Real Smooth: O Próximo Passo

Direção: Cooper Raiff
Roteiro: Cooper Raiff
Elenco: Cooper Raiff, Dakota Johnson, Evan Assante, Vanessa Burghardt, Leslie Mann, entre outros
Origem: EUA
Ano: 2022

Cha Cha Real Smooth: O Próximo Passo (Cha Cha Real Smooth), recente estreia da AppleTV+, abre com os olhos luminosos de um pré-adolescente se imbuindo, ainda que trêmulo, de uma coragem pouco habitual ao se declarar para uma animadora de festa num bar mitzvá. Ele apresenta seus sentimentos com uma elegância ímpar para sua idade, e a moça tem todo cuidado e carinho de agradecer, mas rejeitando-o, afinal, “ele é muito novo”. Só lhe resta chorar no carro de volta para casa, frustrado por algo que está além do seu controle, provavelmente ansioso para atravessar esse empecilho de ser criança o mais rápido possível. Alçar a maturidade que agora só é capaz de emular e receber todas as suas benesses.

Viver é uma experiência ingovernável com breves intervalos de alívio entre cordilheiras. É comum acreditar que, ficando mais velho, vai se processar melhor o presente, decifrar o passado e conceber o futuro. Todos os deslizamentos e desvios de rota da estrada seriam compreendidos dentro de um cálculo muito mais sofisticado numa linha do tempo que esclareça e encaminhe a jornada de estar vivo. Apesar da semente desta ideia ser plantada na infância, não é uma fantasia juvenil, mas sim o próprio esqueleto da vida humana.

O drama de Andrew (Cooper Raiff, também diretor do filme), agora com 22 anos, é o desespero tão universal do anseio por uma resolução. Atolado no nevoento período após a faculdade, ele trabalha num emprego desestimulante de fast food enquanto tenta juntar algum dinheiro para seguir sua então namorada numa jornada para Barcelona. Preso a seus repetitivos ciclos familiares e bar mitzvás da comunidade judaica da Pensilvânia, ele é convencido a se tornar um animador de festas após um bom resultado em uma das celebrações.

Apple TV+

Não é difícil convencê-lo, pois há pouca coisa que Andrew queira com clareza. Ele quer arranjar esse dinheiro para sair da casa da mãe? Morar na Europa? Quer um trabalho numa ONG para contribuir com alguma causa relevante? Todos esses objetivos que vão surgindo para ele não são mais que meios para alcançar satisfações mais vagas de amor e prestígio, como se estas fossem recompensas inatas à vida adulta. Crescer automaticamente deveria trazer propósito, mas não é isso que experimenta.

Apesar do dilema das vontades inexatas de Andrew ser o fio condutor, o filme expande a confusão pra outras faixas etárias. Primeiro se observa o irmão dez anos mais novo, David (Evan Assante), confuso e fascinado com a perspectiva de seu primeiro beijo. Depois, uma mulher dez anos mais velha, Domino (Dakota Johnson), conformada com um casamento insatisfatório, pois sente que precisa estabelecer um núcleo familiar para sua comunidade e para preservar sua filha autista Lola (Vanessa Burghardt).

Eventualmente Andrew conhece se afeiçoa à Domino e Lola, meio sem perceber como isso é a persistência de uma busca pelas recompensas que a maturação lhe está devendo.

Contudo, mesmo para uma mulher madura como Domino, nada ali é sobre desejos ou merecimento, apenas o que é necessário para continuar vivendo quando sua vida está atrelada a de outras pessoas. Para ela, e é o que o filme sempre deixa claro por meio das dolorosas contradições na linguagem corporal da Dakota Johnson (Suspíria: A Dança do Medo), se tornar adulta é esse embate de uma força impossível de parar com um objetivo impossível de mover. Seu dever se sobrepõe ao desejo que passa a nutrir por Andrew e o imenso ânimo de juventude que ela saudosamente observa num rapaz de 22 anos.

Apple TV+

Os pequenos prazeres e cumplicidades para dentro e fora do espaço familiar são o embalo Cha Cha Real Smooth, um filme gentil e carinhoso sobre personagens equilibrando mal suas vontades e frustrações, vivendo distintas etapas da incompletude de fases da vida, sem que qualquer uma traga resposta para a outra, apenas a ansiedade e a nostalgia de mãos dadas enquanto se busca algo antes, durante e depois da festa.

Ótimo


Comentários