CRÍTICA | Obsessão


Direção: Neil Jordan
Roteiro: Neil Jordan e Ray Wright
Elenco: Isabelle Huppert, Chloë Grace Moretz, Maika Monroe, Jane Perry, Jeff Hiller, entre outros
Origem: Irlanda / EUA
Ano: 2018


Frances McCullen (Chloë Grace Moretz) é uma jovem cuja mãe acabou de falecer. Natural de Boston, e recém-chegada a Manhattan, Nova York, ela divide apartamento com a amiga Erica (Maika Monroe) e trabalha como garçonete de um luxuoso restaurante. Certo dia, ao voltar para casa, a garota encontra uma bolsa em um dos assentos do metrô. Ao devolver o objeto, inicia uma amizade improvável com a dona do acessório, Greta Hideg (Isabelle Huppert), uma viúva. Os problemas começam a surgir quando Frances percebe que a necessidade de atenção de Greta é muito mais intensa e perigosa do que ela imaginava.

Apostando no terror psicológico que anda em evidência no cinema contemporâneo, Obsessão (Greta), longa-metragem dirigido pelo experiente Neil Jordan (Entrevista com o Vampiro) e escrito pelo mesmo em parceria com Ray Wright (A Epidemia), nos apresenta uma amizade inofensiva entre uma jovem garota e uma senhora mais velha, que, de forma acelerada, se torna incomoda e desconfortável para quem a assiste em tela. O texto sabe dosar o nível de tensão vivido pela protagonista, nos fazendo comprar seu drama.



A fotografia escura, valorizando as sombras, especialmente no interior da casa de Greta, corroboram para o clima angustiante sugerido. Isso somado as ações da antagonista e a liberdade característica dos filmes de terror europeus, que não se privam de utilizar sangue, temos uma obra bem-sucedida em sua proposta.

Foto: Galeria Distribuidora

Ainda que viva uma personagem repleta de objetivos obscuros, ao menos no início da narrativa, Isabelle Huppert (A Câmera de Claire) entrega uma atuação grandiosa, digna de seu nome, capaz de manter o suspense até o desfecho. Chloë Grace Moretz (O Mau Exemplo de Cameron Post), por sua vez, vive uma protagonista de comportamento tímido, uma presa fácil dentro da trama, mas que aos poucos mostra evolução para uma redenção épica.

Maika Monroe (Corrente do Mal) completa o elenco principal vivendo Erica, a melhor amiga de Frances. Mesmo com poucos momentos em cena, a personagem é relevante para o desenvolvimento da história.

Ainda que conte com alguns clichês do gênero, Obsessão é um ótimo terror, que sabe explorar seus melhores elementos para incomodar o espectador, ao mesmo tempo que o instiga. Soma-se a isso o trabalho de ótimas atrizes em cena, e temos uma obra que merece a visita aos cinemas, mesmo cercada de tantos blockbusters.

Foto: Galeria Distribuidora


Ótimo

Comentários