Top 5: Filmes de Natal

Aproveitando a véspera de Natal para estrear uma série que há algum tempo queria incluir no blog, o Top 5! Trata-se da fórmula tradicional de um top five, que servirá para dar dicas de meus filmes favoritos, em diversos temas ou situações. Lembrando que gosto é gosto, e cada um tem o seu, ou seja, não significa que esses são os melhores filmes. Significa que são os melhores filmes do tema proposto, na minha humilde opinião cinéfila. Eis então os 5 melhores filmes natalinos, ou que utilizam desse tema como pano de fundo.


5 - Simplesmente Amor (Love Actually)

Simplesmente Amor conta a história de oito personagens diferentes em uma Londres às vésperas do Natal. Típico dos filmes que narram múltiplas histórias, a trama pula de uma a outra nos possibilitando conhecer diversos, e diferentes contos modernos, cada um com sua particularidade. Confesso que não tinha expectativa alguma quando assisti a obra pela primeira vez, o que é bom, quando a surpresa é gratificante como neste caso. Simplesmente Amor, como o próprio nome diz, é um filme que fala sobre esse sentimento tão puro e belo, seja de um pai para com o filho que encontrou seu primeiro amor, o rapaz que se apaixona pela esposa do melhor amigo, a garota que se apaixona pelo rapaz do escritório, e por aí vai. As situações retratadas no filme são várias, mas nenhuma me emocionou como as cenas no aeroporto, onde pessoas desconhecidas abraçam seus parentes que acabaram de desembarcar. Só quem nutre saudade e amor por pessoas que estão distantes entendem o que esse momento significa. Assista o trailer AQUI.


4 - Um Homem de Família (The Family Man)

Trata-se de uma releitura do clássico natalino A Felicidade Não Se Compra (1946). Em Um Homem de Família somos apresentados a Jack Campbell (Nicolas Cage), um solitário empresário, arrogante e prepotente, que acabou por afastar tudo e a todos de sua vida, em busca do sucesso profissional. Eis que da noite para o dia, com a ajuda de uma espécie de "anjo da guarda" vivido por Don Cheadle, Jack acorda em outra realidade, na qual se casou com a mulher que outrora foi sua grande paixão (Tea Leoni) e tem duas filhas pequenas. O que acontece daqui em diante é fácil de imaginar, mas não por isso é menos belo da forma que foi realizado. Destaco a cena em que o personagem de Nicolas Cage assiste a um video caseiro em que se vê cantando para a amada esposa em uma festa de aniversário. Assista o trailer AQUI.


3 - Duro de Matar (Die Hard)

Muitos não se lembram, mas Duro de Matar é um filme natalino. A trama se passa na véspera de Natal, quando John McClane (Bruce Willis) chega a Los Angeles para encontrar sua família, sendo surpreendido quando o prédio em que sua esposa trabalha é invadido por terroristas. O bacana é que, mesmo sendo um filme de ação (com bastante humor por parte do protagonista), a trama nunca deixa esquecermos do clima natalino em si, seja nas canção de Sinatra, ou quando McClane manda um recado para os bandidos na camisa de um cadáver que está com um chapéu de papai-noel. Um clássico do cinema brucutu, um clássico do cinema de Natal. Assista o trailer AQUI.


2 - Tudo em Família (The Family Stone)

Esse filme poderia facilmente ser o 1º de minha lista, se a nostalgia não falasse mais alto (=D). Tudo em Família sintetiza o significado dessa época do ano para mim: reunião familiar. A trama conta a história de Everett Stone (Dermot Mulroney) que resolve apresentar sua namorada Meredith (Sarah Jessica Parker) à sua "complicada" família, durante o Natal. Além de contar com grande elenco, a história encontra em suas subtramas seu grande trunfo, sabendo reservar um momento especial para cada um daqueles personagens e fazendo o clima natalino transbordar em tela. É um filme como poucos, em que tudo funciona e faz emocionar, passando uma bonita mensagem em seu término. Assista o trailer AQUI.


1 - Esqueceram de Mim (Home Alone)

O 1º lugar poderia ser outro que não Esqueceram de Mim? Esse é aquele filme que passa na TV todo o Natal, sem exceção, e não à toa. É impossível não simpatizar com o carisma do jovem Macaulay Culkin e as adversidades que aparecem em seu caminho após ter sido esquecido em casa por sua família que viaja para outro Estado americano. Poderia citar inúmeras cenas, dessa obra que parece estar gravada em minha memória tantas foram as vezes que assisti (e quando está passando na TV me pego parando o que estou fazendo para acompanhar, nem que sejam alguns minutos), mas destaco o diálogo do pequeno Jovem McCallister com o "velho da pá-de-neve", assistindo a um coral natalino na igreja. Coisas que só John Hughes (roteirista) e Chris Columbus (diretor) fizeram por uma infância (e tantas outras). Assista o trailer AQUI.

Obs: Menção honrosa para Esqueceram de Mim 2 (tão bom quanto o primeiro) e A Felicidade Não Se Compra (também citado nesse texto).

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!