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Daniel Oliveira
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Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke
Elenco: Julie Delpy, Ethan Hawke, entre outros
Origem: EUA / Grécia
Ano: 2013
|


Logo em sua cena de
abertura, Antes da Meia-Noite causa
certa “estranheza” no espectador ao focar em Jesse (Ethan Hawke) despedindo-se de seu filho em um aeroporto (cena de
extrema importância para o restante da obra). A “estranheza” está no fato de
assistirmos aquele personagem de uma forma nunca antes vista, exercendo o papel
de pai. Então percebemos que se passou um bom tempo desde a última vez em que o
vimos, e que muita coisa deve ter mudado em sua vida. Por um momento nos
perguntamos onde estaria Celine (Julie
Delpy), mas logo somos acalentados por meio de um belo plano que revela a
mesma, esperando o amado à porta do carro. Plano esse que me trouxe um sorriso
aos lábios na sala de cinema, pois constatava que a expectativa gerada com o
término de Antes do Pôr-do-Sol havia
se cumprido.

Após a despedida no
aeroporto - e rigorosos 9 anos deste seu reencontro em Paris -, Jesse e Celine
estão passando férias de verão na Grécia, acompanhados de suas filhas Elle e
Nina (que são gêmeas), à convite de amigos autores. Nesse ambiente,
acompanhamos mais uma vez um dia de seu relacionamento, bem como a intimidade e
as agruras que inevitavelmente são trazidas pelo tempo em qualquer união. Sem
que ambos percam, no entanto, suas personalidades, que permanecem intactas, ainda
que intensificadas pela idade e preocupação que a vida trás.


O diretor também acerta
por fazer referências a sua própria trilogia de forma singela e totalmente
bem vinda. Em determinado momento, após uma séria discussão que resultou em
troca de ofensas e mágoas, Jesse e Celine trocam olhares discretos, sem a
intenção de que o outro perceba, tal como fizeram em Antes do Amanhecer, durante a célebre cena da cabine musical. Em
outra oportunidade, Linklater volta a enquadrar os locais marcantes por onde o
casal passou, como fizera em Viena e Paris. A diferença é que dessa vez ganham
destaque os cômodos de um quarto de hotel, onde o clímax da obra se passa. Tal
escolha não só cria uma referência visual e de estilo com os filmes anteriores,
como serve de recurso narrativo, visto que demonstra a reflexão de um personagem
em certo ponto.
Antes
da Meia-Noite ainda
nos presenteia com uma bonita fotografia (a cena do pôr do sol é
particularmente bela), além de uma simples e eficaz trilha-sonora, que só é
ouvida quando preciso. O retrato de um romance da vida real não havia deixado
de ser emocionante há 9 anos atrás e não o é agora. Estou certo de que também
não o será daqui a 9 anos, mas isso não passa de um desejo apaixonado. Mas
tomara que assim o seja.
Antes da Meia-Noite
Before Midnight
Críticas
Daniel Oliveira
Ethan Hawke
Filmografia Linklater
Julie Delpy
Richard Linklater
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Comentários
#beforemidnight
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