CRÍTICA | O Pagamento Final

Direção: Brian De Palma
Roteiro: David Koepp
Elenco: Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller, John Leguizamo, entre outros
Origem: EUA
Ano: 1993

Quando falamos de filmes de máfia ou gângster, O Pagamento Final (Carlito's Way) quase nunca está entre os primeiros títulos citados. Talvez sua proposta e escopo o credenciem dessa forma, mas o fato é que o longa-metragem dirigido por Brian De Palma (Pecados de Guerra) e protagonizado por Al Pacino (Serpico) está entre os melhores do gênero, por mergulhar nos dramas de seu protagonista de forma singular.

O roteiro de David Koepp (Missão: Impossível), adaptado dos livros de Edwin Torres, já inicia surpreendendo o espectador ao apresentar o protagonista, Carlito Brigante (Pacino), sendo baleado de forma grave. Dali para frente vivemos suas memórias, como o clichê da vida passando por seus olhos.

O conhecemos como um famoso traficante latino que deixa a cadeia após uma brecha judicial. Decidido a mudar de rumo e viver com seu grande amor, Gail (Penelope Ann Miller), na legalidade e em um lugar paradisíaco. No entanto, o crime parece sempre cercar Carlito, dificultando que alcance seus objetivos. Vivemos então a trágica jornada de um homem que quer se tornar alguém melhor, mas que é assombrado a todo momento pelos fantasmas do passado. 

Curiosamente, De Palma não queria abraçar o projeto, uma vez que já havia trabalhado com Pacino em Scarface (1983), também uma trama de gângsteres latinos. Acabou atraído justamente pelo aspecto intimista do roteiro de Koepp, que prima realmente pelos sentimentos e a visão melancólica daquele personagem.

Universal Pictures

O tom melancólico, aliás, é reforçado pela narração em off, já que a todo momento acompanhamos os pensamentos de Carlito, neste que é provavelmente um dos trabalhos mais corretos de Pacino, falando muito com o olhar. É também um dos trabalhos mais físicos do ator, que protagoniza boas cenas de ação como a da longa perseguição no metrô e pela estação de trem.

Aliás, o elenco todo está muito bem, trazendo aos holofotes nomes ainda não tão conhecidos do público, como Viggo Mortensen (Green Book: O Guia) e John Leguizamo (Romeu + Julieta), ainda que, dentre os coadjuvantes, quem se destaca de fato é Sean Penn (A Vida Secreta de Walter Mitty), quase irreconhecível como o advogado corrupto de Carlito, Kleinfeld. Conhecido por suas, digamos, excentricidades nos bastidores, Penn apareceu nas gravações com o cabelo raspado e com toda a ideia para o visual do seu personagem. De Palma comprou a ideia e o resultado é o que vemos em tela.

Sobre os aspectos técnicos é preciso dar o devido destaque ao design de produção, que criou cenários imersivos e significativos, como a boate em que Carlito trabalha. O local é uma fonte de renda, uma ponte, para que o protagonista alcance seu sonho de viver em uma ilha paradisíaca. Não por acaso a decoração do local é toda baseada em uma embarcação marítima, o transporte que o levará até seu sonho.

Outro exemplo é o bar de sinuca clandestino, onde Carlito acompanha seu primo em uma coleta. Em um ambiente reduzido e bem caracterizado, De Palma brilha na construção do suspense, empregando tensão inevitável no espectador, já que sabemos que o protagonista está querendo fugir de problemas.

Universal Pictures

A soma de todos esses elementos fazem de O Pagamento Final não apenas um dos meus filmes favoritos sobre a temática gângster, mas uma das minhas obras favoritas de Brian De Palma, um diretor pelo qual nutro grande admiração por seu trabalho. Um tesouro cinematográfico que merece maior reconhecimento do público.

Ótimo

Comentários