As Aparições de Peter Jackson

Peter Jackson no set de O Hobbit
Existem atores que se tornam diretores. Existem diretores que levam uma carreira paralela à frente e atrás das câmeras. Alguns exemplos são Woody Allen, Clint Eastwood, e em alguns casos, Quentin Tarantino. 

Em sua grande maioria, os diretores não costumam atuar, mas alguns deles gostam de "participar" de seus filmes, fazendo pequenas aparições em tela, por vezes improvisando figurações. Hitchcock era mestre nessa arte, fazendo pequenas aparições em todos (ou quase todos, não sei ao certo) os seus filmes, o que para os fãs acaba se tornando uma espécie de easter egg. Martin Scorsese é outro exemplo, pois desde Taxi Driver faz suas aparições, inclusive, esteve presente como um fotógrafo em seu último lançamento, A Invenção de Hugo Cabret.

Seguindo essa ideia,  provavelmente movido pelo grande amor que tem pela obra que dirigiu, Peter Jackson fez aparições em todos os filmes da saga O Senhor dos Anéis. Sempre exercendo figuração, ou seja, um papel sem fala e de pouco importância para a trama, com o simples intuito de estar presente. O mesmo já declarou que voltou a fazer uma participação em O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, mas confesso que não notei ao assisti-lo no Cinema. Ao que parece, o diretor se caracterizou como um dos anões que aparecem no prólogo do filme. Mas isso é assunto para outro momento, destaco a vocês as aparições de Peter Jackson em sua verdadeira obra-prima, a trilogia do Anel.


Visualmente mais gordinho (Jackson realizou uma cirurgia de redução de estomago algum tempo após o término da trilogia), o diretor aparece com cara de mau, mas comendo uma cenoura (!!), na cena em que os hobbits chegam a cidade de Bree, em A Sociedade do Anel. Diferente do estilo de Hitchcock, por exemplo, Jackson faz questão sempre de aparecer em destaque nos rápidos takes em que faz sua participação.


Em As Duas Torres, a participação é mais discreta. O diretor aparece rapidamente, atirando uma lança durante a grande batalha do Abismo de Elm, que é o grande climax do filme, e uma das batalhas mais impressionantes já filmadas. O take é bem rápido, se o espectador piscar no momento errado, perde o easter egg.


Não contente com apenas uma aparição, em O Retorno do Rei, Jackson surge duas vezes em tela. Em um primeiro momento (no 1º quadro logo acima) o diretor aparece rapidamente caminhando em um dos navios piratas que se dirigem para atacar Minas Tirith. A segunda aparição (e a mais divertida de todos os filmes), acontece apenas na versão estendida. Aragorn, Legolas e Gimli abordam o navio pirata e, por conta de uma trapalhada do anão, o elfo acaba "matando" o diretor com uma flechada no meio do peito. No quadro 2, acima, podemos ver Peter Jackson interpretando sua "morte" e indo ao chão. Trata-se de uma grande piada interna, mas que todo fã (e eu me incluo aqui) adora!

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!