Cenas Inesquecíveis | Os Intocáveis


Em 1987, Brian De Palma realizou aquela que, em minha opinião, é sua maior obra-prima: Os Intocáveis. O filme retrata a Chicago dos anos 30, período em que a Lei Seca estava em vigência nos Estados Unidos. Esse fato gerou a ascensão de mafiosos e gângsters ao poder das grandes cidades americanas, pois comandavam o tráfico de bebida alcoólica, visto que a população continuava a consumir o produto (mesmo com a proibição vigente).

A obra possui inúmeras cenas memoráveis (e quem já assistiu sabe que não é mentira), como a apresentação de Capone, o diálogo de Malone e Ness na igreja, a apreensão na fronteira canadense, o tiroteio na escadaria, entre tantas outras. É um filme que deve ser assistido (spoilers daqui em diante).

Escolhi para esse post o momento de maior apelo dramático na trama, que é o assassinato de Malone. De Palma introduz a cena com um plano sequência em primeira pessoa, que nos coloca na visão do assassino que invade a casa do intocável. Nesse ponto da narrativa o espectador já está tão envolvido com os personagens que a tensão cresce a cada segundo. E quando a câmera encontra Malone, mergulhamos naquele momento com a incrível trilha sonora de Ennio Morricone. Para na sequência De Palma brincar com nossas emoções novamente, ao vivenciamos um instante de triunfo que antecipa a consequente tragédia.


"Só podia ser coisa de carcamano.
Traz uma faca para um tiroteio"

Comentários