Baby | 1ª Temporada



Criada por Andrea De Sica e Anna Negri, Baby é uma produção italiana original Netflix, que estreou no catálogo do serviço de streaming em setembro de 2018. Desenvolvida em seis episódios, a série conta a história de Chiara (Benedetta Porcaroli) e Ludovica (Alice Pagani), duas adolescentes que vivem em um bairro de luxo da capital italiana. Cansadas do monótono cotidiano em que vivem, as jovens mergulham em uma vida dupla entre a escola e o submundo da prostituição de luxo e das drogas.

Com ares que remetem a série Elite - também disponível na Netflix - e ao clássico do cinema Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1955), os produtores se utilizam de uma linguagem rápida e contemporânea, sempre interpelada pelo uso constante das rede sociais.

Sem nenhuma cena nos pontos turísticos de Roma, o espectador é transportado para uma outra realidade: apartamentos de luxo, colégios caros, festas insanas, casas noturnas e restaurantes finos. Os personagens vivem em uma bolha frágil que pode estourar a qualquer momento, revelando os segredos mais íntimos de cada um.

Foto: Matthias Clamer / Netflix

Ao abordar os luxos e os prazeres que a riqueza podem trazer à vida de uma pessoa, a série também aborda a descoberta da sexualidade e as primeiras decepções amorosas das protagonistas, isso tudo sem deixar de lado o contexto social italiano, mostrando situações do cotidiano, como a xenofobia e homofobia presente em parte do país.

Ao meu ver, o único ponto em que a produção falha é na abordagem romantizada da prostituição, que é encarada como uma válvula de escape, algo similar ao que ocorre com a personagem Isabelle, no longa-metragem Jovem e Bela (Jeune & Jolie, 2013), de François Ozon (O Amante Duplo). Por conta disso, a Netflix foi acusada pelo Centro Nacional de Exploração Sexual dos Estados Unidos, de promover o tráfico sexual. 

Apesar das polêmicas geradas, Baby teve uma ampla audiência e já está renovada para a segunda temporada, ainda sem data definida. Provando que as produções internacionais têm, cada vez mais, seu espaço no mundo moderno do streaming.

Foto: Francesco Berardinelli / Netflix


Ótimo

Comentários