- Gerar link
- Outros aplicativos
Postado por
Mariana Pereira
em
- Gerar link
- Outros aplicativos
De todos os esportes que já apareceram no cinema, nenhum teve mais destaque que o boxe. Considerado por muitos como a “Nobre Arte”, essa modalidade de luta, que é praticada em um ringue de 36 metros quadrados, se adaptou bem a sétima arte e sempre encantou, emocionou e inspirou inúmeras pessoas a nunca desistirem dos desafios que a vida impõe.
Partindo dessa premissa, listaremos aqui 5 filmes para motivar você a colocar suas luvas e partir para o combate. Cinematograficamente falando, é claro.
▼
Touro Indomável
(Raging Bull, 1980)
Um dos maiores clássicos da história do cinema. Touro Indomável é um dos pilares de uma das parcerias mais bem sucedidas de Hollywood: o ator Robert De Niro (Taxi Driver) e o diretor Martin Scorsese (Os Bons Companheiros).
No oitavo filme que a dupla realizou, em 1980, conhecemos a história do lutador Jake LaMotta (Robert De Niro), um jovem pugilista de peso médio que ascende rapidamente ao estrelato. Entretanto, por conta de seu temperamento difícil, LaMotta passa a ter problemas com seu irmão Joey (Joe Pesci) e sua esposa Vickie (Cathy Moriarty).
Sucesso de crítica, Touro Indomável foi agraciado com inúmeros prêmios, levando duas estatuetas do Oscar em 1981, a de Melhor Ator e Melhor Edição. Também foi considerada a melhor produção de esportes de todos os tempos pelo American Film Institute.
▼
Menina de Ouro
(Million Dollar Baby, 2004)
Um dos clássicos modernos da última década, Menina de Ouro traz a adaptação do conto homônimo do escritor estadunidense F.X. Tole, que foi treinador no ramo. Em sua escrita, Tole revelou de forma nua e crua a realidade do submundo das lutas.
No filme conhecemos Frankie Dunn (Clint Eastwood), um homem que esta afastado de sua filha e que possui uma enorme dificuldade em se relacionar com outras pessoas, lhe restando apenas o amigo Scrap (Morgan Freeman), um ex-lutador de boxe que ajuda a cuidar do ginásio do primeiro. É então que entra em cena, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), que sempre teve pouco na vida, mas que, ao contrário de muitos, sabe bem o que quer e tem a determinação necessária para alcançar o sucesso no esporte.
Com altas doses de drama e perseverança, o longa-metragem foi um estrondoso sucesso, levando em 2004 quatro estatuetas do Oscar e dois Globos de Ouro, incentivando muitas mulheres a praticarem o esporte.
▼
Marcado Pela Sarjeta
(Somebody Up There Likes Me, 1956)
O longa-metragem de 1956 traz a biografia de um dos maiores lutadores norte-americanos da década de 1940, Rocky Graziano (1919 – 1980), interpretado de forma brilhante pelo ator Paul Newman (A Cor do Dinheiro). Na obra vemos o quanto o ainda jovem Graziano sofria nas mãos do pai, e, por não aguentar mais a violência, foge de casa e acaba sendo preso. Após passar anos na cadeia, ele é obrigado a se alistar no exército, mas agride um oficial e foge. Graziano então começa a lutar boxe, até ser encontrado pelos militares.
Premiado com duas estatuetas do Oscar em 1957, nas categorias de Melhor Direção Artística e Melhor Fotografia, Marcado Pela Sarjeta ajudou a consolidar a carreira de Paul Newman, além de revelar Steve McQueen (Papillon) para o grande público. Décadas mais tarde, a obra se tornou um clássico cult.
▼
Rocky, um Lutador
(Rocky, 1976)
Quando falamos de filmes sobre boxe é impossível não lembrar de Rocky Balboa. A história de vida do personagem criado e interpretado por Sylvester Stallone (Rambo: Programado Para Matar) já estrelou 7 filmes, que retrataram, múltiplas fases da carreira profissional e pessoal do pugilista. E todos os longas merecem a visita, em maior ou menor grau.
Trata-se do corriqueiro roteiro baseado em "cair, levantar e vencer". Rocky foi bi-campeão mundial em 1979 e 1982, tendo uma das principais lutas de sua carreira contra o campeão olímpico dos pesos pesados, o soviético Ivan Drago (Dolph Ludgren), embate que será revivido em Creed II.
O Garanhão Italiano, a franquia já rendeu três estatuetas do Oscar aos envolvidos pela produção, além de inúmeras Framboesas de Ouro, é verdade. As ruas da Filadélfia viraram ponto turístico, tendo como principal marco de visitação as escadarias do Museu de Arte, que ganharam até uma estatua de Balboa, homenageando a principal cena do primeiro filme, indicado nesta lista.
▼
Uma das principais estreias nacionais desse ano foi 10 Segundos Para Vencer, filme que conta a história de um dos principais pugilistas brasileiros: Eder Jofre. Interpretado por Daniel de Oliveira (Cazuza: O Tempo Não Pára), o lutador era conhecido como "Galinho de Ouro" e fez sucesso entre as décadas de 1950 e 1960. Oriundo de uma família pobre do bairro do Peruche, em São Paulo, Jofre cresceu com o boxe, já que seu pai e tio também eram pugilistas.
Campeão mundial em 1961, Eder Jofre sofreu com o abusos do álcool, mas nunca deixou de ter o esporte em sua vida. O longa-metragem foi duplamente premiado no Festival de Gramado deste ano, se tornando um dos filmes nacionais mais bem recebidos pela crítica.
10 Segundos Para Vencer
Boxe
Daniel de Oliveira
Filmes de Boxe
Listas
Marcados Pela Sarjeta
Menina de Ouro
Paul Newman
Robert De Niro
Rocky
Rocky Balboa
Sylvester Stallone
Touro Indomável
- Gerar link
- Outros aplicativos
Take me up to the top of world, I wanna see my crime.
Comentários
Postar um comentário
Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!