As Referências de VINGADORES: ULTIMATO


Não é segredo para ninguém que os filmes da Marvel Studios são recheados de referências dos quadrinhos, da cultura pop e dos próprios longas do estúdio. Com Vingadores: Ultimato não seria diferente, ainda mais levando em conta que trata-se da obra que fecha a Saga do Infinito, iniciada há 11 anos com o primeiro Homem de Ferro (2008).

Dito isso, reuni algumas referências/easter eggs que percebi nos filmes e que pesquisei um pouco para trazer para vocês, já que não sou grande conhecedor dos quadrinhos. Vamos lá?


ATENÇÃO! ESSE POST CONTÉM SPOILERS DE VINGADORES: ULTIMATO!








Hulk Professor



As imagens de divulgação de Ultimato já haviam mostrado que veríamos o Hulk (Mark Ruffalo) de um jeito diferente, vestindo roupas. Trata-se de uma versão baseada nos quadrinhos: o Hulk Professor! Nada mais é do que uma mistura dos pontos fortes do personagem, ou seja, a inteligência do Bruce Banner e a força e forma do gigante esmeralda. O resultado vimos em tela de forma muito bem feita, com ótimos efeitos digitais.

Se quiser saber mais sobre o Hulk Professor, recomendo a matéria publicada no Jovem Nerd!


Espantalho de Thanos


O espantalho de Thanos é uma referência direta a saga Desafio Infinito dos quadrinhos. Muito semelhante ao que acontece em Vingadores: Guerra Infinita (2018), nas HQs, após concluir seu objetivo, o Titã Louco se isola em um planeta e passa a viver como um fazendeiro. Ele então usa sua armadura como uma espécie de espantalho, não apesas para espantar os predadores locais, mas também para ter alguém com quem conversar e refletir sobre seu papel no universo.

Se quiser saber mais sobre o espantalho de Thanos, recomendo a matéria publicada na Legião dos Heróis!


Resgate


Outra referência que aqueceu o coração dos fãs foi a armadura Resgate. Nos quadrinhos a armadura é criada em segredo por Tony Stark para proteger sua amada Pepper Potts no caso de sua ausência, o que acabou transformando a personagem em uma espécie de heroína ocasional. A possibilidade da aparição da Resgate no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) já havia sido insinuada em Homem de Ferro 3 (2013), quando Tony (Robert Downey Jr.) comanda sua armadura para proteger Pepper (Gwyneth Paltrow) durante o ataque do Mandariam (Ben Kingsley) à mansão Stark.

Se quiser saber mais sobre a Resgate, recomendo a matéria publicada no Guia dos Quadrinhos!


Personagens Retornando


Em Ultimato vemos vários personagens retornando por conta das viagens no tempo. Os principais foram a Anciã (Tilda Swinton), Frigga (Rene Russo), Jane (Nathalie Portman), Alexander Pierce (Robert Redford), Loki (Tom Hiddleston), entre outros. No entanto, a participação que mais me chamou a atenção foi a do ator James D'Arcy (Dunkirk) como Jarvis, já que o personagem nunca havia aparecido nos filmes do estúdio, apenas na série Agent Carter, que é adorada por muitos fãs, inclusive este que vos fala.

Outro retorno improvável foi o do ator Ty Simpkins (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros) como Harley Keener, o garotinho de Homem de Ferro 3. O jovem aparece rapidamente durante o enterro de Tony Stark, em uma participação singela, mas significativa dentro do contexto da trajetória do herói.


A Primeira Dança


Essa referência é mais óbvia e remete ao primeiro filme de Chris Evans (Expresso do Amanhã) como Steve Rogers, Capitão América: O Primeiro Vingador (2011). Quando o personagens está prestes a se sacrificar para salvar a todos, ele promete a Peggy Carter (Hayley Atwell) que eles irão dançar em seu primeiro encontro. Todos sabemos que o Capitão acaba congelado por décadas, se martirizando por nunca ter conseguido cumprir sua promessa. Em Vingadores: Era de Ultron (2015), a dança volta a ser lembrada quando a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) entra na mente de Rogers e o faz sonhar que reencontra Peggy.

A dança finalmente acontece no belíssimo desfecho de Ultimato.


Sam Wilson


Há duas referências com o personagem Sam Wilson (Anthony Mackie), o Falcão, que aquecem o coração em Ultimato.

A primeira delas diz respeito a Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014). Quando somos apresentados ao personagem nesse filme, há uma brincadeira no início entre Steve e Sam que, quando um passa o outro na corrida, eles brincam falando "on your left" (à sua esquerda). Em Ultimato, quando o Capitão se vê sozinho em frente a Thanos e seu exército, seu rádio volta a funcionar e ele escuta a voz de Sam dizendo novamente: "on your left". E todos os heróis que haviam sido "estalados" retornam epicamente.

A segunda é está atrelada ao desfecho do Capitão e faz referência direta aos quadrinhos. Nas HQ's, quando Steve Rogers fica velho, ele "passa o bastão" para Sam Wilson, que assume o manto de Capitão América. É exatamente o que acontece em Ultimato quando o escudo é passado de um para outro.


Força-V


Há um momento marcante em Ultimato, durante a batalha final, onde todas as heroínas se juntam em tela para enfrentar um desafio em comum. A reunião é uma referência direta aos quadrinhos, onde temos uma equipe formada exclusivamente por vingadoras, a Força-V (no original, A-Force). A ideia já havia sido plantada em Guerra Infinita, quando Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Okoye (Danai Gurira) se juntam a Feiticeira Escarlate para enfrentar Próxima Meia-Noite (Carrie Coon). Momentos que nos deixam esperançosos para uma possível adaptação do grupo feminino para a grande tela.

Se quiser saber mais sobre a Força-V, recomendo a matéria publicada no Guia dos Quadrinhos!


Hail Hydra


Essa é uma das minhas referências favoritas do filme. Recentemente a saga em quadrinhos Império Secreto gerou polêmica entre os fãs ao apresentar uma versão do Capitão América como um agente infiltrado da Hydra. A arte em que o Capitão profere os dizeres "Hail Hydra" gerou muita discussão e rodou o mundo, tornando-se instantaneamente famosa. Em Ultimato, quando Steve Rogers está em ação para roubar a joia do espaço, ele se infiltra entre os agentes da Hydra e profere a frase polêmica para ludibria-los. A cena ainda homenageia a icônica cena de luta no elevador de Capitão América 2, isso sem contar que vemos Cap versus Cap em seguida.


Participações Especiais


Essa provavelmente só os fãs aficionados por bastidores devem ter percebido. Na cena em que o Capitão lidera uma terapia em grupo, um dos diretores do filme, Joe Russo (à esquerda), entra em cena, interpretando o homem que perdeu o marido com o estalar de dedos do Titã Louco. Na mesma cena vemos Jim Starlin (à direita), um dos artistas responsáveis pela criação de Thanos nos quadrinhos.

Os irmãos Russo, aliás, são conhecidos por promover participações especiais. Eles fazem isso em todos os seus filmes, especialmente com o elenco de Community, série em que eles dirigiram vários episódios. 


Escudo Quebrado


O momento em que Thanos quebra o escudo do Capitão América é icônico nos quadrinhos. A cena acontece quando o Titã Louco reúne todas as joias do infinito. Em Ultimato a cena é referenciada em outro contexto, já que o escudo é quebrado sem que o vilão esteja com as joias. Outro detalhe bacana é que a cena já havia sido antecipada em Era de Ultron, quando no sonho do Tony Stark vemos o escudo estilhaçado e os heróis derrotados.


Steve Rogers Digno


Um dos momentos incríveis e inesquecíveis de Vingadores: Ultimato, e que já se tornou icônico, é quando Steve Rogers se mostra digno e usa o Mjölnir para enfrentar Thanos. A cena, que já aconteceu nos quadrinhos algumas vezes, foi plantada no MCU lá atrás, em Era de Ultron, quando Rogers é o único entre os Vingadores a conseguir mover levemente o martelo de Thor (Chris Hemsworth). Aliás, o Deus do Trovão fica felicíssimo ao ver que o amigo é digno.


Eu sou o Homem de Ferro


Para encerrar esse post, é preciso comentar a cena final de Tony Stark. Quando o herói rouba as joias do infinito e as utiliza contra Thanos, ele profere sua icônica frase: "Eu sou o Homem de Ferro". Se alguém não lembra, essa é a frase que encerra magistralmente o primeiríssimo filme do MCU, lá em 2008. Se naquela oportunidade o personagem disse as palavras de forma vaidosa, para mostrar pra todos o quanto ele era especial, aqui o significado é completamente diferente, pois a utiliza como simbolo, de forma altruísta, se sacrificando para salvar a todos.

Vingadores: Ultimato realmente entrou para a história do cinema.

Comentários