5 Motivos Para Você Assistir | Westworld


Recordista de indicações ao Emmy de 2017 concorrendo em 22 categorias, incluindo Melhor Série Dramática, Westworld retornou recentemente para sua segunda temporada, prometendo expandir o universo futurista criado por Jonathan Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Lisa Joy (Pushing Daisies).

Na produção, que é uma adaptação do livro homônimo de Michael Crichton (Jurassic Park), acompanhamos a trajetória de androides de alta tecnologia presos em um parque de diversões customizado no estilo velho oeste norte-americano. Os hospedeiros (hosts, no original) são as principais atrações do local, pois são capazes de simular emoções e reações humanas. Eles são programados para cumprir uma jornada específica e interagir com os visitantes, que tem total liberdade para conviver com os robôs. Isso inclui permissão para espancar, estuprar e até matar. 

Porém, como a cultura pop já está cansada de nos ensinar, com o passar do tempo, a situação começa a mudar. Os processadores dos hospedeiros vão evoluindo e, assim, abrindo novas possibilidades para a relação entre humanos e máquinas.

Dito isso, listo abaixo 5 motivos para você começar a assistir Westworld:


1. Inteligência Artificial

Westworld foca sua narrativa na jornada dos hospedeiros. Acompanhamos os diferentes papéis que são estabelecidos a eles, a forma como são tratados como meras atrações de parque, bem como a derradeira tomada de consciência. Apesar de serem robôs, logo, é possível criar empatia por cada um e começar a sofrer pelos seus dramas. Aqui, a temática de inteligência artificial é tratada sob um viés humano, com questionamentos a respeito dos limites da tecnologia, o surgimento de uma consciência e as origens da natureza humana.

Foto: HBO


2. Science Fiction Western

O subgênero science fiction western é bem característico por misturar elementos clássicos de faroeste com elementos de ficção científica. Se puxarmos na memória, poucas obras cinematográficas abordaram a temática. De Volta Para o Futuro III (1990) fez isso muito bem,  Cowboys & Aliens (2011) nem tanto, mas certamente Westworld é o melhor exemplar da proposta. Se por um lado, assistimos tiroteios e conversas no saloon, também acompanhamos intrigas empresariais e flertes com o conceito de viagem no tempo. Vale lembrar que a obra já havia sido adaptada para o cinema em 1973, em um filme de pouco sucesso de crítica e público.


3. Protagonistas Femininas

São nas figuras de Dolores (Evan Rachel Wood) e Maeve (Thandie Newton) - a primeira a personificação da donzela em perigo e a segunda a da prostituta - que reside à força da presença feminina na série. Dois dos principais arcos narrativos da primeira temporada giram em torno dessas duas personagens, possibilitando que ambas tenham a oportunidade de crescer e se desenvolver como protagonistas multifacetadas e complexas. Os estereótipos representados por Dolores e Maeve logo caem por terra, substituídos por traços de personalidades muito mais humanas e condizentes com a realidade.

Foto: HBO


4. Teorias

Westworld fará sua mente trabalhar muito! Os questionamentos surgem no primeiro episódio e se desenvolvem a cada novo capítulo. Como os robôs estão ganhando consciência? Quem está por trás de tudo isso? Essas são algumas das questões que, de tanto confundir a cabeça dos fãs, geraram inúmeras teorias. Boa parte delas infundadas, é bom dizer. Mesmo que você descubra o “pulo do gato” antes da revelação final, a experiência ainda será gratificante. Porém, não vá esperando que a série te dê todas as respostas ou você poderá se frustrar.


5. Futuro Garantido

A segunda temporada de Westworld foi lançada em abril deste ano e é exibida semanalmente pela HBO, todo domingo, às 22h. Além disso, a série foi já renovada para o seu terceiro ano, apenas algumas semanas após a estreia da segunda temporada. Segundo Jonathan Nolan, esse terceiro ato deverá ser lançado apenas em 2020 e deve seguir o formato de 10 episódios por temporada, porém ainda não temos uma data fechada para exibição.


Comentários